Artigos

Você está preparado? A quarta revolução industrial já chegou!

Não é novidade para ninguém, que a tecnologia está mudando o mundo e a inteligência artificial vai substituir milhares de empregos. Klaus Schwab, fundador do Word Economic Forum (WEF), já afirmou que a humanidade está ingressando na Quarta Revolução Industrial, uma nova era em que a união de tecnologias digitais, físicas e biológicas modificará drasticamente não apenas o modo como vivemos, mas a maneira como trabalhamos. Uma pesquisa recente da Universidade de Oxford, nos mostra também 47% dos empregos desaparecerão nos próximos 20 anos e 65% dos alunos do ensino fundamental irão trabalhar em uma profissão que ainda não existe

Algumas escolas ao redor do mundo já estão revendo seus conceitos, e a forma como e o que ensinar. Daqui a pouco tempo vamos escutar nossos filhos cada dia mais falando sobre habilidades comportamentais!

As habilidades do futuro não serão as habilidades técnicas já que no futuro próximo a inteligência artificial e os robôs poderão aprender quase todas as habilidades técnicas, mas não as habilidades comportamentais:

No ultimo Forum Economic foi lançado o relatório The Future of Jobs: Employment, Skills and Workforce Strategy for the Fourth Industrial Revolution  e as 10 habilidades do profissional do futuro são:

 

  1. Resolução de Problemas Complexos
  2. Pensamento Critico
  3. Criatividade
  4. Liderança e Gestão de Pessoas
  5. Trabalho em Equipe
  6. Inteligência Emocional
  7. Julgamento e Tomada de Decisão
  8. Orientação a Serviço
  9. Negociação
  10. Flexibilidade Cognitiva

 

O profissional do futuro precisa saber como pensar e não o que pensar. Até pouco tempo atrás, se você fizesse o certo, tivesse feito uma boa faculdade, um mba, falasse dois ou três idiomas, seguisse os passos do seu gestor teria grandes chances de ser bem-sucedido! Já na era digital, o conhecimento técnico está na internet, já não precisamos decorar nada, tudo muda muito rápido. Precisamos ter conhecimento técnico porem ele não é mais estanque, precisam ser renovados o tempo todo ou seja, um MBA , um doutorado não bastam, precisamos aprender para sempre! Ou melhor, precisamos desenvolver a capacidade de aprender, desaprender e reaprender o tempo todo!

 

O que nos diferencia dos robôs, é a nossa capacidade de sentir e de lidar com as nossas emoções. É a nossa consciência que será valorizada! O autoconhecimento, o domínio das emoções e os softs skills farão a diferença nas nossas relações e na nossa performance!

Muita mudança à vista!