Artigos

Construindo times de alta performance

Vivemos em uma economia global altamente competitiva, aonde as organizações buscam incansavelmente o aumento de produtividade e enxergam nos times os meios para alcançar estes objetivos.

O lema é: Fazer mais com menos!

Não  é mesmo?

Hoje existe a consciência que os times conseguem resultados que os indivíduos, trabalhando em isolamento, simplesmente não conseguem. Na diversidade dos times há um grande poder, e é aí que está a vantagem. Em todo o mundo, vemos uma proliferação crescente de times, não só se formam mais times, mas também novos tipos de times. Times matriciais, times virtuais, times em rede, times ágeis e flexíveis, etc.

A questão é que temos uma crença que sabemos trabalhar em times e com times, afinal todos nós de uma certa maneira fazemos parte de um time, não é mesmo?

Errado!

Recentemente tive acesso a uma pesquisa aonde mostra que menos de 12% dos times se qualificam como “times de alto desempenho ou performance” ao iniciar um processo de coaching. A diferença é enorme. Aproximadamente 9 em cada 10 times não estão trabalhando no seu máximo potencial.

E como as organizações buscam aumentar a produtividade do time?

Através de treinamentos e team buildings que trazem bastante resultado, mas muitas vezes não se sustentam já que quando o time volta para sua rotina não existe um acompanhamento sustentável dentro da rotina e acabam caindo no esquecimento.

As organizações muitas vezes investem nos seus líderes porque entendem que melhorando a capacidade de liderança este será capaz de motivar e melhorar o desempenho do time! Sim eu acredito que ele vai sim, mas imaginem se trabalharmos com o time todo! Imaginem o quanto podemos transformar!

Eu acredito que o time é mais forte do que qualquer individuo!

A vantagem é que através do coaching de times podemos sim aumentar a produtividade e o comprometimento de forma continua e sustentável.

Eu recentemente fiz uma formação em Coaching de times, na Team Coaching International e estou muito empolgada com a possibilidade de contribuir para que os times trabalhem melhor mais felizes e logicamente trazendo melhores resultados para a empresa de forma mensurável.  Segundo a avaliação da base de dados gerada nos últimos 12 anos a partir de trabalhos com times em 22 países, é possível aumentar em media 20% o desempenho de um time.

Quem não quer fazer parte de um time de alta performance?

Estou a disposição para trabalhar junto com os times neste desafio !

Abraços,

Mariane Ortiz

 

As empresas são feitas de pessoas e times

Acreditar no seu crescimento e na sua capacidade de desenvolvimento faz toda a diferença para alcançar objetivos e transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.